Mapa do Rio Grande do Sul

Porto Alegre

Com quase 1,5 milhão de habitantes, Porto Alegre começa sua história em 1752, com a chegada de 60 casais portugueses açorianos trazidos, devido ao Tratado de Madri, para se instalarem nas Missões, região do noroeste do estado que estava sendo entregue ao governo português. Porém, a demarcação dessas terras demorou e os açorianos permaneceram no Porto de Viamão, primeira denominação de Porto Alegre. A fundação oficial da cidade ocorreu em 1772, recebendo o nome de Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais. Um ano depois passou a chamar-se Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre e tornou-se a capital do estado, recebendo o nome atual em 1810.

Passa a receber imigrantes de todo o mundo a partir de 1824, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses, judeus e libaneses, tornando-se uma cidade cosmopolita e multicultural, repleta de diversidade e pluralidade.

Foi na cidade, próximo à histórica Ponte da Azenha, que iniciou a Guerra dos Farrapos em 1835, uma longa guerra por independência contra o Império Português. Ali nasce o gaúcho, figura histórica, dotada de bravura e espírito guerreiro. Dez anos depois, com o fim da guerra, a cidade retoma o seu desenvolvimento e passa por uma forte reestruturação urbana, movida principalmente pelo rápido crescimento das atividades portuárias e dos estaleiros.

A capital gaúcha mistura áreas naturais e urbanas, sendo circundada por 40 morros que representam 65% de sua área e que contribuíram para que a cidade mantivesse 30% de seu território como área rural, a segunda maior entre as capitais brasileiras. É limitada pela orla do lago Guaíba, com 72 quilômetros de extensão, e à cidade pertencem 16 ilhas do lago. Também é uma das capitais mais arborizadas do país. Em 2006, a Rua Gonçalo de Carvalho, entre os bairros Floresta e Independência, foi apelidada como a rua mais bonita do mundo, e decretada como um Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental do município, sendo coberta, em toda a sua extensão, por imensas árvores da espécie tipuana que formam um belo túnel verde, preservado pelos moradores.

Uma boa pedida é conhecer a rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre ou embarcar na Linha Turismo e descobrir a cidade com um outro olhar, fazendo uma rota pelo Centro Histórico ou pela Zona Sul da cidade, onde pode-se conhecer o Santuário Mãe de Deus, no alto do Morro da Pedra Redonda, e admirar a vista 360º da cidade.

Bairros de Porto Alegre

Saiba mais sobre as regiões de Porto Alegre

Região Extremo Sul (1)

Região Sul-Ipanema (2)

Região Sul (3)

Região Sul-Menino Deus (4)

Região Central (5)

Região Norte-Humaitá (6)

Região Norte-Moinhos (7)

Região Norte (8)

Região Extremo Norte (9)

Região Leste (10)

Gramado e Canela
Mapa de Porto Alegre